S.O.S Competitivo #002 - Montando um Time - ProTeam Magma

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sábado, 16 de setembro de 2017

S.O.S Competitivo #002 - Montando um Time


Tá, parece fácil, como começamos?

Calma aí, sabichão. Escolher um time é muito mais simples na teoria do que na prática. Em uma situação normal, o processo seria “selecione seis Pokémon que você gosta e manda ver!”, mas estamos nos preparando para o competitivo e apenas esse tipo de pensamento não vai conseguir te levar à vitória. Sim, você deve escolher os Pokémon que gosta, mas deve saber o que está fazendo na hora de escolher.

Escolher 6 dentre 718 
não é uma tarefa fácil.
Como devem saber, todos os Pokémon possuem determinados Base Stats, que determinam as capacidades máximas daquele monstrinho em cada atributo (HP, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed). Através destes stats é possível determinar que tipo de papel aquele Pokémon consegue desempenhar melhor, e é a primeira coisa a ser analisada quando escolher o seu parceiro.

Agora algo que deve estar se perguntando é: “o que são esses tais papéis?”. Bem, estas são as diferentes atuações que os Pokémon podem ter em combate, dependendo somente dos seus stats e dos movimentos que podem aprender. Uma vez que você saiba o que aquele Pokémon é capaz de fazer, você saberá se ele é o que se encaixa melhor no seu objetivo ou deverá ficar na reserva, dando espaço para um outro parceiro.

Bem, isso já dá uma boa noção sobre como começar essa aula. Sem mais delongas, vamos aprender agora os diferentes papéis que seus monstrinhos podem atuar!

As muitas peças desse jogo de Xadrez

Lead Ã© o Pokémon que abre o jogo, o primeiro a ser colocado em campo. Este costuma ser o responsável por deixar o campo da melhor forma possível para entrar os outros parceiros. Em geral colocando Entry Hazards (Spikes, Toxic Spikes, Stealth Rock e Sticky Web) que ajudem o grupo e/ou induzam status negativos no adversário, também é comum ter Leads que sirvam no papel de Anti-Lead, impedindo que o Lead adversário execute seu papel, ou através de pura força bruta ou através de movimentos como Taunt, que impedem o uso de movimentos não-ofensivos.
Sweeper Ã© onde fica a força bruta do seu time. Um Pokémon Sweeper é responsável por ser aquele que irá nocautear a maior quantidade de oponentes possíveis usando golpes de alta velocidade e grande potência. Sweepers costumam ter movimentos que aumentam sua força natural (como Swords Dance, Dragon Dance e Nasty Plot), e podem ser tanto físicos, especiais ou mesmo um pouco de cada (conhecidos como Mixed Sweepers).
Wall Ã© o Pokémon que foi feito justamente para impedir os Sweepers oponentes, sendo uma verdadeira parede contra a força inimiga. Os Walls costumam ter quantidades enormes de HP, Defense e/ou Special Defense, para segurar mesmo as mais fortes ameaças. Também costumam ter movimentos de recuperação de HP e que debilitem os adversários com status, diminuindo sua periculosidade.
Wallbreaker Ã© semelhante a um Sweeper, mas especializado em derrubar Walls. Em geral eles possuem distribuição de stats semelhantes às de um Mixed Sweeper, mas com ataques de alto risco e alta recompensa. Golpes como Overheat, Superpower e Draco Meteor, capazes de causar danos elevados, são os utilizados pelos Wallbreakers para quebrar qualquer tipo de Wall, atacando por onde o oponente não pode se defender (já que são raras as Walls que defendem perfeitamente bem tanto na defesa física como na especial).
Tanks parecem uma mistura de Sweeper e Wall, sendo poderosos atacantes mas que não contam com a velocidade para se manter em campo, e sim sua alta resistência. Tanks costumam ter um potencial ofensivo assustador, mas devido à baixa velocidade, recebem muitos golpes e não costumam durar muito sem o suporte certo - como ataques com prioridade ou suporte de Trick Room, que inverte a ordem dos atacantes baseada em velocidade.
Revenge Killer Ã© o responsável por eliminar ameaças que seu time possa ter, ou simplesmente se vingar de um Pokémon oponente que derrotou um seu. Revenge Killers costumam ter ataques potentes e alta velocidade, em geral combinados com Choice Scarf para garantir que atacarão antes, ou abusam do uso de golpes com prioridade elevada para garantir que derrubem os oponentes já enfraquecidos com precisão e eficácia.
Trapper Ã© um Pokémon semelhante a um Revenge Killer, mas ele não precisa ser, necessariamente, mais rápido. Trappers em geral costumam deixar o oponente numa situação onde ele vai acabar se dando mal de qualquer maneira, seja forçando-o a trocar e receber um Pursuit de dano aumentado ou a atacar e receber um Sucker Punch que decerto causará altos danos.
BPasser Ã© um Pokémon que usa do movimento Baton Pass para transferir stats aumentados para outro Pokémon, deixando-o ainda mais ameaçador. É extremamente viável para tornar um Sweeper frágil ainda mais potente, já que serão raras as oportunidades de conseguir aumentar suas capacidades com algum movimento de aumento de stat. Ainda existem times que envolvem o uso de Chain Pass, fazendo com que vários Pokémon usem do Baton Pass para criar um único Pokémon extremamente potente, mas é difícil conseguir criar essa corrente devido às muitas ações que podem interrompê-la.
Phazer, por exemplo, é um Pokémon feito justamente para quebrar a ofensiva de um oponente que abusa de stats aumentados por movimentos. Através de ataques como Roar e Dragon Tail, o Phazer pode forçar uma troca e remover as alterações de stats, ou usar Haze e fazer o mesmo sem a troca. Essa é a principal ameaça de times de Chain Pass, além de conseguir quebrar muitos Sweepers na perda de sua força bruta.
Pivot Ã© um Pokémon feito para causar trocas e ganhar momentum em combate (isso será explicado com mais detalhes no futuro). Um Pivot pode ser tanto ofensivo quanto defensivo, sendo o primeiro para fazer o adversário trocar de monstrinho pela sua pura ameaça e o segundo porque o oponente não pode fazer muito contra ele. Em ambos os casos, o objetivo é se aproveitar da troca para ganhar tempo e debilitar o time adversário.
Cleric, como o nome sugere para fãs de RPGs em geral, é um Pokémon responsável por restaurar as forças de seus compannheiros. Com movimentos como Aromatherapy e Heal Bell para curar os status negativos e Wish para trazer de volta HP, os Clerics são essenciais em times defensivos, aumentando a resiliência de Walls e Tanks.
Supporter Ã© muito semelhante ao Cleric quanto ao seu desempenho em relação ao time. O Supporter tem como objetivo melhorar o desempenho de seus parceiros através de movimentos que melhorem suas defesas ou prejudiquem os oponentes, como Reflect, Light Screen ou induzindo status negativos no adversário.
Spinner, por fim, é o Pokémon responsável por limpar a arena de Entry Hazards (colocados pelo Lead) através do ataque Rapid Spin. Em geral, costumam ser Pokémon rápidos ou com boa resistência, garantindo assim a remoção dos ataques inimigos do seu campo. Esse nome é antiquado, considerando que nesta geração o movimento Defog foi atualizado, recebendo agora o efeito de remover os Entry Hazards dos dois lados da arena, assim retirando Rapid Spin do posto de único movimento capaz dessa façanha.
Estes são alguns dos mais famosos papéis executados pelos Pokémon no cenário competitivo, mas é claro que existem outros, variáveis destes já apresentados e até versões mistas de alguns deles. Existem até Pokémon que conseguem atuar de diversas formas diferentes apenas com uma mudança na distribuição de EVs (explicarei isso nas próximas aulas) e movimentos! O céu é o limite quando montando a sua equipe. Ou ao usar Fly.

Agora podemos montar a equipe?

Bem, sim e não. É nesta etapa que você decide como será o seu time. Agora que você já sabe o que cada Pokémon pode fazer, poderá selecionar os papéis que mais se aplicam ao seu estilo de jogo e começar a buscar nos Pokémon que gosta (ou simplesmente nos melhores em cada atuação) para começar a formar seu time.

Por exemplo, se você é um jogador hiper-ofensivo, vai ser interessante ter um Lead que prepare o campo para uma série de Sweepers e Tanks que irão se focar em destruir seus oponentes com golpes potentes. Já se é um jogador mais defensivo, achará viável ter Walls, Clerics, Supporters e Phazers, garantindo longevidade e resistência para até os mais fortes batedores. Tudo vai depender do seu estilo de jogo.

Em geral, uma receita genérica de como montar o seu time envolve o uso de um Lead, dois Sweepers, uma ou duas Walls, um Pivot e o último espaço fica a mercê do que os seus Pokémon mais precisam. É difícil seguir sempre a mesma receita, pois isso depende muito dos monstrinhos que forem escolhidos para a sua equipe, então, por hora, vamos deixar esse assunto em aberto. Abordaremos de forma mais específica depois que todas as principais funções dos Pokémon estiver completamente explicada.

FonteNintendoBlast 

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